Stuffed Italian Pepper / Pimento Italiano Recheado

Sempre desconfiei dos pimentos recheados. Se são feitos com arroz ou carne picada, parecem-me sempre demasiado pesados. Demoram uma eternidade no forno para ficarem bem cozinhados, e têm um sabor demasiado intenso se ficarem mal passados.

Como aconteceu eventualmente com quase todos os vegetais (criança esquisita a comer que eu era), passei do zero aos 100, de detestar a adorar estas verdadeiras bombas de vitamina C, em particular num belo churrasco. Quando vivi em Londres, descobri uma variedade que me agradou ainda mais, os pimentos italianos. Pontiagudos como malaguetas gigantes, podem ser verdes ou vermelhos (os meus preferidos), têm um sabor mais suave  e doce, e são menos carnudos.

Italian Pepper / Pimento Italiano

Em Lisboa são difíceis de encontrar, mas sempre que aparecem de surpresa na prateleira de um supermercado, vão parar inevitavelmente ao meu carrinho. Acabam, quase sempre, às fatiazinhas num salteado oriental, ou em pedaços maiores, grelhados, como topping de hamburger ou acompanhamento.

Grilled Italian Pepper / Pimento Italiano Chamuscado

Ontem sabia de antemão que não me ia mexer muito da cadeira. Para não me sentir muito culpada pela falta de tempo para caminhadas ou ginásio, resolvi fazer uma refeição leve para o almoço e rechear um daqueles maravilhosos pimentos italianos que me andavam a piscar o olho de cada vez que abria o frigorífico. Nada de carne picada, nada de arroz ou cuscuz, o dia pedia um prato vegetariano, com poucos hidratos de carbono.

Para ter a certeza de que o pimento não corria o risco de ficar mal passado, dei-lhe um valente apertão directamente na chama do bico do fogão, que deu ao pimento um ligeiro sabor a churrasco como bonus. (Não abusei do esturricado, como se pode ver na fotografia, mas é verdade que não é particularmente saudável. Pode-se sempre saltar este passo, e depois deixá-lo mais tempo no forno, para compensar.)

Vegetarian Stuffed Italian Pepper / Pimento Italiano Recheado Vegetariano

Pimento Italiano recheado com cogumelos e mozzarella

  • 1 pimento italiano
  • 1 c.sopa de azeite
  • 1 c.sopa de pinnhões
  • 1 dente de alho, picado
  • 1 cebola pequena, picada
  • 1 c.sopa de polpa de tomate
  • 1 chávena de cogumelos brancos, grosseiramente picados
  • 1/2 chávena de tomate cereja, cortado em quartos
  • 3 ou 4 folhas de manjericão
  • 1/2 queijo mozzarella fresco, em pedaços (omitir para que a receita seja vegan)
  • Sal e pimenta

Com a ajuda de pinças de cozinha (ou dois garfos), grelha-se o pimento inteiro sobre a chama nua do bico do fogão, com o cuidado de ir rodando frequentemente para não deixar queimar demasiado. Coloca-se num prato e deixa-se arrefecer.

Numa frigideira tostam-se a seco os pinhões, e quando começarem a ganhar cor, adiciona-se o azeite, seguido da cebola e do alho, e deixa-se refogar em lume médio até a cebola ficar transparente. Juntam-se a polpa de tomate e os cogumelos, mexendo sempre, e temperam-se com sal e pimenta a gosto.

Quando os cogumelos tiverem reduzido o tamanho, juntam-se os tomates cereja, e deixa-se cozinhar apenas mais uns minutos. Apaga-se o lume, e adiciona-se o manjericão em tirinhas.

Liga-se o forno na temperatura máxima (250ºC no meu).

De volta ao pimento, que entretanto arrefeceu, corta-se o topo e retiram-se as sementes do interior e recheia-se com uma colher de chá, alternando o preparado da frigideira com pedaços de mozarella fresco. À medida que o recheio vai chegando ao topo, pressiona-se com a colher para ficar mais compacto e preenchar bem todo o espaço. Termina-se-se com queijo e o pedaço do topo do pimento em jeito de tampa.

Coloca-se num pirex ou assadeira de barro, e finaliza-se com um fio de azeite a mais alguns pinhões. Vai ao forno por alguns minutos, até o queijo estar derretido e o pimento completamente cozinhado.

Serve-se com uma salada colorida. (Ou arroz, vá, num dia que peça mais substância)

Comentários

  • What a fantastic low-carb lunch option! Any dish that includes the pairing of mushrooms and red peppers is a HUGE win in my books. Thanks for sharing, I’ll be sure to try this recipe very soon!

    -Shannon

    Mushrooms Canada,