Wrapped Asparagus / Espargos Embrulhados

Espargos. Para mim sempre foram aqueles charutos esbranquiçados e sem vida que vinham dentro de um frasco mergulhados em água, e que o meu pai gostava de comer com maionese. Não gostava daquilo nem por nada.

Foi quando vivi em Londres que tomei contacto com uma série de novos sabores e alimentos, nomeadamente, com os espargos verdes, frescos. Mas como sempre os tinha associado aos espargos enfrascados, nunca sequer os tentei provar.

Wrapped Asparagus / Espargos Embrulhados

Wrapped Asparagus / Espargos Embrulhados

Quando os meus amigos Sephil e Josée nos vieram visitar e ficar alguns dias conosco em Hackney, fizemos incontáveis jantaradas e churrascos no nosso pequeno jardim (ai, as saudades que eu tenho daquele jardim!). Um dia, fizeram eles questão de cozinhar para nós. Prepararam-nos um espectacular prato de massas… com espargos verdes. Não tive como recusar, e lá provei, meio desconfiada, os famigerados espargos. E adorei!

Grelhados, no forno, em salteados… os espargos verdes ficam bem de qualquer maneira. Esta receita é particularmente deliciosa, e embora já a tenha comido como prato principal, acho que é mais adequada para entrada. Feita em pedaços menores, funciona lindamente para uma festa, já que podem ser preparados em avanço e depois é só levar ao forno.

Wrapped Asparagus / Espargos Embrulhados

Espargos enrolados em presunto e massa filo

  • 6 espargos verdes
  • 6 fatias bem finas de presunto
  • 2 folhas grandes de massa filo
  • 1 c. sopa de manteiga
  • Parmesão para ralar
  • Um fio de mel (opcional)

Liga-se o forno a 250ºC, e coloca-se a grelha do forno sobre um tabuleiro forrado a papel de alumínio ou vegetal, para não sujar o forno.

Lavam-se os espargos e cortam-se as pontas mais fibrosas. Colocam-se os espargos na grelha e deixam-se cozinhar por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, derrete-se a manteiga.

Retiram-se os espargos do forno e deixam-se arrefeceu o suficiente para não queimar os dedos. Baixa-se o forno para 200ºC.

Divide-se cada folha de filo em três tiras compridas, que se pincelam abundantemente com a manteiga derretida.

Enrola-se cada espargo com uma fatia de presunto e depois enrola-se sem apertar muito numa das tiras de massa filo. Pincelam-se de novo com manteiga ou, para quem gosta, lambuzam-se levemente de mel, com a ajuda das costas de uma colher.

Rala-se um pouco de queijo parmesão por cima e transferem-se de novo para a grelha do forno. Deixam-se alourar por cerca de 15 minutos, ou até a massa estar bem douradinha e estaladiça. Servem-se de imediato.

Comentários

  • Ovos mexidos com espargos. Tradicional e que para revelaram-se bem bons. Embora não tivesse grande sentimento por eles.

    gomezzz,